Acompanhe nossos trabalhos
















Grupo de missionários é enviado à Áfricaa



Um grupo de 15 missionários embarcou nesta quarta, 22, para Guiné Bissau na África onde, por 15 dias, estarão envolvidos com o grupo de missionários da Comunidade Nova Aliança que residem no país há dois anos, onde evangelizam através de catequese nas aldeias, evangelização querigmática com os jovens e assistência à saúde de mães gestantes, parturientes e recém nascidos.

O grupo foi enviado por Dom João Wilk, bispo Diocesano de Anápolis-GO, com a celebração da Santa Missa na manhã desta terça, 21, no Convento Mãe Admirável.

O grupo é formado por missionários da Comunidade Nova Aliança, entre eles o fundador Magno Fernando, padres das Dioceses de Anápolis-GO e Araçuaí-MG, religiosas das congregações Franciscanas de Allegany e Franciscanas da Misericórdia, bem como médicos, uma enfermeira e demais leigos cristãos.

Se quiser acompanhar tudo sobre a viagem e mais esta missão empreendida pela Comunidade Nova Aliança, curta e siga a página da Nova Aliança no Facebook e no Instagram para ficar antenado e ajudar os irmãos africanos que precisam da sua doação.

Saiba como fazer sua doação através do site: www.missaobrasilafrica.com.br

FB: facebook.com/cnovaalianca

Instagram: instagram/webnovaalianca

Fonte: José Rodrigues














1a Etapa da Missão Brasil África quase concluída

José Rodrigues – 27 de setembro de 2016

Finalmente a primeira etapa da sede da Missão Brasil África está quase concluída. Nosso projeto construído na cidade de Gabú, país de Guiné Bissau, no continente Africano, em parceria com a Diocese de Anápolis, a Santa Casa de Misericórdia de Anápolis e a Arquidiocese de Goiânia está sendo finalizado, dentro de alguns dias os missionários que lá residem mudaram para sede da Missão que futuramente poderá acolher voluntários que desejem doar parte do seu tempo, suas vidas e formação em prol dos cidadãos guineenses tão necessitados de assistência e evangelização.

Atualmente temos cinco missionários da Comunidade residindo em Gabú, em uma casa alugada, até então. O responsável local pela missão é o missionário Bruno Mendes; tendo também a missionária Fabiana Volpato, técnica de Enfermagem, que auxilia na assistência às mães gestantes e às crianças recém-nascidas junto à trabalhos já desenvolvidos lá pela Igreja, como a Casa das Mães e Centro de Recuperação Nutricional Infantil; contamos ainda com Eliane Gomes, responsável pela Centro de Educação Infantil (Jardim de Infância), que está em fase de construção, assessorada pela missionária Roberta Barbosa, formada em Pedagogia; e o missionário Claudinei Aparecido que, com os demais irmãos missionários, realiza o trabalho de evangelização querigmática através das catequeses nas aldeias, visitas domiciliares à famílias e doentes, evangelização pessoa a pessoa e acompanhamento de grupos de adolescentes, além de prestarem assessoria vocacional aos jovens. Além das atividades descritas acima, os missionários dão formação bíblica-catequética e semanalmente evangelizam através de um programa de Rádio local.

CASA DAS MÃES

Na Casa das Mães o trabalho é desenvolvido junto às Irmãs Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento e a voluntários ligados ao PIME – Pontifício Instituto das Missões Exteriores, acompanhando mulheres com gravidez de alto risco que permanecem no local durante todo o tempo da gravidez, sendo que os casos gravíssimos são ainda acompanhados dentro do centro cirúrgico.

Trata-se de um acompanhamento permanente, como pré-natal, prestando assistência com medicação, encaminhamento de exames, além da humanização do cuidado.

Cerca de 30 gestantes – dentre elas algumas portadoras do vírus HIV – já experienciaram estes cuidados mediados pelas mãos dos missionários. “Percebo que, mesmo em pouco tempo, o Carisma Nova Aliança tem devolvido para esse povo a dignidade, a dignidade de filhos”, afirma Fabiana Volpato, missionária.

CENTRO NUTRICIONAL

No Centro Nutricional, a atuação se dá na área de enfermagem, em cuidados com crianças neonatos (recém-nascidas). As crianças ficam em observação e são acompanhadas por um período inicial de 02 a 07 dias, podendo se estender o tratamento até que possam adquirir o peso mínimo de 07 kg ou apresentem evoluções consideráveis diante dos graus de desnutrição.

PROJETO

Este projeto consiste em restituir a dignidade de filhos àqueles irmãos muitas vezes desassistidos. Pretendemos fazer isso através de uma Casa de Missão que comporte um Centro de Evangelização, um Centro de Saúde e Nutrição Materno Infantil e uma Escola de Educação Infantil, assistindo assim o povo local tanto no campo espiritual e humano, como no social, nas áreas de Saúde e Educação.

Desta forma, a Comunidade Nova Aliança pretende levar àquela população uma experiência concreta do Amor de Deus Pai em suas vidas, não apenas com palavras, mas com ações concretas e efetivas conforme a necessidade deste povo.

A grande maioria da população da Guiné-Bissau necessita, urgentemente, de assistência médica-hospitalar, alimentação, saneamento básico, educação, evangelização, dentre muitas outras carências.

ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Quanto à Escola de Educação Infantil firmamos, junto à Diocese de Bafatá, uma parceria com a FEC (Fundação Fé e Cooperação) – uma entidade coordenada pela Igreja Católica de Portugal – que financia construções de espaços educacionais para crianças em vários países. Na Guiné-Bissau, nosso espaço será o 5º de todo o país.

COMO SURGIU?

A Missão Brasil África começou oficialmente em 22 de fevereiro de 2015, em resposta ao convite do Bispo da Diocese de Bafatá, Dom Pedro Zilli. Contudo tudo começou com a visita de um grupo de profissionais de saúde e missionários da Diocese de Anápolis (GO) à Diocese de Bafatá no mês de abril de 2013.

Ao observarem as precárias condições de saúde e de vida da população, os visitantes e as instituições a que pertenciam se envolveram no desejo de contribuir objetivamente para enfrentar tais problemas, que determinou o primeiro escopo do presente projeto: proporcionar uma melhoria na qualificação profissional dos médicos e profissionais de saúde em Bafatá, quer fosse por meio de missões realizadas pelo brasileiros em apoio aos trabalhos desenvolvidos lá, ou pela oferta de atividades de capacitação e aperfeiçoamento profissional a ser desenvolvido na Santa Casa de Misericórdia de Anápolis e instituições relacionadas.

Ambas situações têm sido contempladas, tanto tem sido enviado profissionais médicos e da área de saúde anualmente para Diocese de Bafatá como já foram capacitados e aperfeiçoados profissionalmente dois profissionais de saúde africanos, que passaram um tempo no Brasil e já retornaram para Gabú para colocar em prática o aprendizado adquirido aqui.

VEJA COMO AJUDAR

Você pode fazer sua doação através de depósito, DOC ou TED para a conta do projeto:
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência 2289 / Conta Corrente Nº 27.125-0 / Operação 013
Favorecido: Comunidade Católica Nova Aliança
CNPJ: 36.975.860/0001-98.

Se preferir, pode fazer sua doação mediante boleto bancário, cartão de crédito ou cartão de débito, por meio do Pagseguro. Para isso, entre no site oficial da Missão: www.missaobrasilafrica.com.br, selecione a área em que gostaria de contribuir, digite um valor na caixa abaixo e prossiga a fim de efetuar a sua transação com segurança.

José Rodrigues
Assessor de Comunicação
Comunidade Católica Nova Aliança














Início da construção da casa dos missionários Nova Aliança na missão de Gabu

Segunda-feira, 4 de julho de 2016

Com grande alegria queremos louvar a Deus, que sempre nos honra com Sua palavra, pelo início da primeira etapa da construção da casa dos missionários Nova Aliança na missão de Gabu. Os trabalhos de alvenaria já começaram e a casa já começa a ganhar forma.

Em paralelo com a construção da residência dos missionários em Gabu, a FEC (Fé e Cooperação), – Instituição Portuguesa que trabalha com a qualificação de professores em alguns países da África – está construindo um Jardim de Infância pelo qual seremos responsáveis.

Através da sua generosidade muitas vidas tem sido alcançadas e essa obra de evangelização pode levar mais pessoas a experimentar o amor de Deus. Agradecemos por você abraçar esta missão junto conosco.





Dom João Wilk fala da Missão Brasil África

Segunda-feira, 7 de dezembro de 2015





Missão Brasil África: Fiéis se reúnem nas casas para celebrar Eucaristia

Segunda-feira, 31 de Agosto de 2015

Em visita à cidade de São Domingos, extremo norte de Guiné Bissau, tivemos a oportunidade de conhecer uma aldeia que fica situada a três quilômetros de uma comunidade chamada Santa Maria.

Lá, o local onde se celebra a Eucaristia, é meio inusitado, fica embaixo de umas árvores no terreiro de uma casa onde o povo se reúne.

Neste lugar, pude ver, concretamente, que a Igreja não são as estruturas, mas sim cada um daqueles que se reúnem em torno do altar para celebrar o mistério da nossa fé, estando este em uma Catedral ou em simples capela como esta de Santa Maria.

Bruno Mendes
Missionário Nova Aliança

Gabu – Guiné Bissau





Missionários Nova Aliança realizam evangelização porta a porta em Gabú (Julho / 2015)

Sexta-feira, 07 de Agosto de 2015





Registros de Julho de 2015

Terça-feira, 27 de Julho de 2015





Nova Aliança fixa residência na cidade de Gabú na África

Segunda-feira, 26 de Maio de 2015

Na última segunda-feira, 18 de maio, após três meses de presença missionária na Diocese de Bafatá, em Guiné Bissau, país africano, a Comunidade Católica Nova Aliança, através dos missionários Claudinei Aparecido de Oliveira Silva e Bruno Mendes da Silva, fixou residência na cidade de Gabu, em uma casa alugada próxima a residência paroquial e das Irmãs Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento.

No entanto, esta ainda não é a residência definitiva, a construção da residência dos missionários está sendo providenciada, mas depende da ajuda generosa de todos aqueles que desejam colaborar fazendo sua doação pelo site: www.missaobrasilafrica.com.br

No dia seguinte, terça-feira, dia 19, segundo dia dos missionários em sua nova casa, os mesmos já receberam uma visita ilustre, Dom Pedro Zilli, bispo da Diocese de Bafatá, esteve com eles onde pode “inaugurar" a casa e o fogão, tomando o primeiro café da casa com os missionários. Na oportunidade, Dom Pedro reuniu-se com Claudinei e Bruno e com o Pároco da cidade, Pe. Daniel Thiara, onde, juntos, puderam aprofundar o caminho a ser feito, em conjunto, pela Comunidade Nova Aliança, Padres e as Irmãs Clarissas presentes na cidade.

De 22 de fevereiro até o dia 17 de maio, Claudinei e Bruno residiram na cúria diocesana de Bafatá para um primeiro contato com a realidade guineense, estudo da língua crioula e emissão da carteira de motorista.

ABERTURA DA MISSÃO

A Comunidade Nova Aliança, por meio dos missionários Claudinei e Bruno, deu entrada oficialmente no continente africano, na diocese de Bafatá, no dia 22 de fevereiro, na missa do Primeiro Domingo da Quaresma. A abertura da missão aconteceu entre os dias 13 e 24 de fevereiro e contou com a presença e a atividade missionária de 11 brasileiros, entre profissionais liberais, da área de saúde e missionários leigos consagrados.

O objetivo desta Missão é construir uma Casa de Missão que comporte um Centro de Evangelização, um Centro de Nutrição Infantil e uma Escola de Educação Infantil, assistindo assim o povo local tanto no campo espiritual como no social, nas áreas de Saúde e Educação. E assim levar aquela população a uma experiência concreta do Amor de Deus Pai em suas vidas, não apenas com palavras, mas com ações concretas e efetivas conforme a necessidade deste povo.

A grande maioria da população da Guiné-Bissau necessita, urgentemente, de assistência médica e hospitalar, alimentação, saneamento básico, educação, evangelização, dentre muitas outras carências. Lembrando que, para que esta a Missão aconteça, a Comunidade Nova Aliança conta, por enquanto, com parceiros como a Diocese de Anápolis, a Santa Casa de Misericórdia e o Instituto Amigos da Vida, mas principalmente quer contar com você, com a sua ajuda, com a sua colaboração. Só com a sua ajuda será possível ajudarmos estes filhos amados que tanto dependem do nosso sim.



José Rodrigues
Assessoria de Comunicação

(Com informações do Blog da Diocese de Bafatá)










CONTATO

Mensagens para:
contato@missaobrasilafrica.com.br

Número de telefone para contato:
(62) 3943-5555

RECEBA INFORMAÇÕES